domingo, 21 de fevereiro de 2010

Planejamento...........

1- CARTEIRA DE MOTORISTA - verifiquem se está válida para o período da viagem; tirar a PID (permissão internacional para dirigir) é um bom procedimento. No site do Detran tem as informações, custa 1 DUDA e é rápido para se obte-la. Nas vezes que eu fui, nunca me foi solicitado, mas é bom ter.

2- DOCUMENTOS DO VEÍCULO - deverá estar no próprio nome e em dia com as taxas. Se por acaso estiver financiado, deverá ser elaborado uma carta ( modelo em anexo) onde o proprietário ( Banco ou pessoa física) autoriza o motorista/piloto a fazer a viagem nos locais e períodos considerados. Esta carta deverá ser apresentada ao consulado da Argentina, Chile, Uruguay no Rio de Janeiro ou em outra capital, para ser carimbada. Procedimento burocrático simples.

O LINK ABAIXO TEM OS ENDEREÇOS DOS CONSULADOS DA ARGENTINA, CHILE e URUGUAY EM OUTRAS CAPITAIS DO BRASIL:

http://www.consulados.com.br/

Embaixada do Brasil na Argentina
• Cerrito 1350 (C1010ABB) Buenos Aires
• Tel.: (5411) 4515-2400

Embaixada do Brasil no Chile
• Alonso Ovalle 1665 – Santiago Centro Chile , Casilla 1497.
• Tel.: (56-2) 698-2486/7/8 e 876-3400 Fax : (56-2) 671-5961


3 - MOTOS: 10.000 km a serem rodados. Deveremos sair daqui do Rio com óleo trocado e pneus e relação em bom estado. Não teremos tempo para trocar pneus na viagem além de ser um risco desnecessário andar com pneus muito gastos no final da viagem. Quem trocou os pneus a pouco tempo, está safo. É intenção trocarmos os óleos em Mendoza, quando estaremos completando 4000 km de estrada após a saída do Rio e onde chegaremos cedo, por volta do meio dia. Não creio ser necessário trocar filtros de óleo, pois se sairmos daqui com filtros novos, poderemos trocá-los quando do retorno aqui. Opção para troca de óleo também em Viña del Mar.

5 - METEOROLOGIA: março ainda faz calor. Certamente pegaremos chuva e um certo frio na subida da cordilheira. Na cordilheira normalmente impera o bom tempo, sol o tempo todo e um friozinho gostoso. Esfria mesmo é a noite, mas nesta hora já deveremos estar no hotel.

6 - HOTEL: para um grupo grande, nem sempre tem vagas em um único hotel, a não ser que o mesmo seja grande. Mas sempre tem mais de um hotel na área e eles mesmos indicam uns aos outros. Acho boa idéia dividirmos o quarto com um campanha, até Mendoza, pelo menos, para quem não vai "importar" a esposa/namorada!!. Para isto seria bom eu saber com quem cada um gostaria de dividir o quarto, para montarmos as duplas. Se ficarmos dois a dois e TODOS os listados forem, seremos sempre 9 quartos. Bom para negociar preços!!!!

7- PASSAPORTE/CARTEIRA DE IDENTIDADE: não é necessário passaporte, mas quem o tiver, use, pois agiliza o processo nas fronteiras. A quantidade de papel é menor e ganha-se um carimbo no "verdinho" !! Carteira de identidade só serve se for do IFP ou SSP. Do exercito, FAB, OAB, MB, etc, não serve!!!

8-GRANA- conforme no planejamento. Dólares e cartão internacional.

9- SEGURO SAÚDE: não podemos nos esquecer que estaremos em outro país e que não tem Unimed por lá!!! Bom fazer um Seguro Saúde para o período considerado. Custa barato e basta ter para NÃO precisar!!!!! A EMATUR, agência que conheço, faz de maneira simples e eficaz. Mas qq agência de turismo faz a mesma coisa.

10- SEGURO CARTA VERDE: será feito em Foz do Iguaçu, leva dez minutos e é feito para o período considerado. Sem ele não se entra na Argentina, Chile e Uruguay.

11 - ANDAR EM GRUPO DE MOTOS: sem dúvida andar sozinho ou com mais um apenas é bem mais simples. Mas andar em grupo é muito mais divertido!!!! Que chama a atenção, não há dúvidas. Muita coisa!!! Exige disciplina e seguir algumas regrinhas básicas que depois eu passo, tipo sempre ter o primeiro da fila, o último, como andar em áreas urbanas e como andar na estrada. Paradas em postos, pedágios, etc!!!

1-Distâncias e tempos obtidos com o auxílio do GMAPS.
2-pernadas de 700 km de média - saidas às 07:00 (pegar a estrada).
3-pernadas de 1000 Km - saidas às 06:00.
4-tempo esperado na rota - calor, frio e chuvas. Estar preparado.
5- motos deverão estar revisadas com relação a pneus novos.
6-trocas de óleo, primeira em Mendoza ou Vina Del Mar e segunda no Brasil.
7-motos em nome próprio, se financiadas necessário autorização do consulado.
8-Carteira de Identidade ou Passaporte.
9-bom usar dólares ou cartão de crédito internacional.
10-velocidade de planejamento - 120 Km/ hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário